domingo, 11 de maio de 2008

A Empresa do Futuro

Tava pesquisando algo sobre as tendências do mercado, agora dominado pela lógica digital, e como a comunicação vem se adequando a elas. Encontrei um blog sobre RP bem interessante.

Lá tem um post falando sobre o 1º Encontro Agenda do Futuro: Os Desafios da Comunicação e do Marketing na Nova Economia cujo objetivo era propor ao mercado um diálogo sobre as novas dimensões-chave da comunicação e do marketing diante das grandes mudanças no ambiente de negócios - a fragmentação das mídias e mercados, a interatividade e a crescente migração do poder das empresas para os consumidores.

As organizações têm um novo desafio pela frente: de adequarem aos novos formas de interação já que agora é o consumidor quem decide onde, quando e como interagir com as mensagens que ele tem acesso.




Cada vez mais, as organizados precisam aprender mais sobre os seus clientes e como se relacionar com eles. O trabalho de comunicação interna e externa faz toda a diferença. O profissional de Relações Públicas deve estar preparado para lidar com os instrumentos digitais, buscando atingir este público virtual, favorecendo os relacionamentos. Essa será a empresa do futuro.

No post que falava sbre esse encontro, tb fala sobre uma pesquisa que foi realizada para mapear o grau de adequação das empresas brasileiras às novas práticas de comunicação e marketing. A pesquisa analisou 5 dimensões consideradas críticas para o novo marketing:

1)Integração
2)Interatividade
3)Tecnologia
4)Mensuração
5)Branding

Olha só a conclusão da pesquisa:

Apenas 10% das empresas brasileiras estão completamente alinhadas com as novas práticas da comunicação e do marketing e podem, efetivamente, ser consideradas “empresas do futuro”. Cerca de 33% delas já adotam parcialmente alguns dos modelos emergentes no novo ambiente da economia digital. Mas quase a metade – 47% - ainda está distante dessas referências de ponta.

Fica a certeza de que ainda há muito o que fazer....

5 comentários:

Bruna disse...

Pena que nossas empresas ainda estejam tão "atrasadas", mas bom que é garantia de que temos muito trabalho para fazer depois da faculdade!
bjs

Athos Aguiar disse...

Aiê, vocês tão com tudo em diaaa... daqui a pouco vou te linkar de novo XP uahuahuahahuha

Muito legal o post, Michele!

Também adorei a figura das mãos (porque, tipo, inconscientemente baseado nas teorias de Gestalt, eu vejo um círculo! @.@ hehehe)

•beijããão•

Gisele H. disse...

Muito bom, Mi, obrigada por compartilhar com a gente.

É legal que vocês vejam pesquisas assim: não é a Gisele que está falando que há um mercado para RP aí.

felipe marcel disse...

se puxou, hein, michele!
hauieaie
até parece uma RP!

Carol Kayser disse...

Miiii

eu esqueci de te agradecer pela dica aquela do links! huuhhu usei afú no meu último post lá no Viagens!!!

bjKsss