Você já imaginou viver num mundo sem energia elétrica, computador, Internet, automóvel, celular, microondas ou qualquer outra invenção do século 20 que nos parece ser tão básica e insubstituível???? Pois é, sabemos é possível viver num mundo assim. Mas que mundo seria esse? Parece difícil imaginar um mundo completamente diferente do que vivemos hoje, em que somos completamente dependentes da tecnologia.
A sociedade contemporânea está muito dependente da tecnologia, seja no convívio social ou no trabalho, estamos sempre mediados por ferramentas tecnológicas de última geração. Por exemplo, se estamos no trabalho e falta luz ficamos sem saber o que fazer. Como trabalhar sem computador ou Internet? Tomar banho de água fria, esquentar comida no fogão, escrever uma carta... parece até piada.
Antigamente pensávamos no futuro como ele aparecia no desenho dos Jettsons e nem nos damos conta de que já estamos vivendo esse futuro que sempre pareceu tão distante para as gerações anteriores. No mundo moderno, a tecnologia está ao acesso de todos, não é mais o futuro distante, é o nosso presente. A tecnologia é a nossa sociedade!! As relações sociais são mediadas pela revolução tecnológica, utilizamos cartões de crédito, celulares, até o voto é eletrônico. A sociedade está cada vez mais “móvel”, pois a tecnologia nos fornece novas ferramentas de comunicação que geram novas maneiras de relação social. Impossível nos imaginarmos num mundo diferente.
A tecnologia tornou a comunicação universal. Através do email podemos nos comunicar com qualquer pessoa de qualquer lugar do planeta, não há mais fronteiras territoriais. Tudo isso ocorre em tempo real, de maneira instantânea. A informação está ao acesso de todos, com um simples clic ficamos sabendo do que está acontecendo no mundo. É por isso que sentimos a necessidade de nos mantermos sempre informados, pois agora tudo parece ser tão instantâneo e passageiro. Por isso não conseguimos ficar sem acessar o nosso email diariamente, ler o jornal, ver televisão ou até acessar o orkut. É como se estar offline significasse também estarmos completamente desatualizados do que está acontecendo no “mundo real”.
Um comentário:
Ótimo texto!
Não tem como imaginar um mundo sem o que temos hoje, mas ele é bem real para mim...
Postar um comentário